____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quarta-feira, 11 de abril de 2012


04/04/2012 - CORREIO BRASILIENSE - Eu, Estudante.

EducaçãoTaxa extra divide opiniões

Manoela Alcântara
Zuleika de Souza 

A promotora Márcia Rocha acredita que o ônus deve ser compartilhada

Ministério Público entende que o custo para receber crianças com síndrome de Down deve ser compartilhado entre todos os estudantes. Associação de pais e alunos e entidade que representa os portadores de distúrbios genéticos têm pontos de vista diferentes

A denúncia feita pelo Correio, na última semana, sobre escolas particulares que cobravam uma taxa a mais dos pais de crianças com síndrome de Down levantou uma discussão acerca do procedimento que deve ser feito para a inclusão. As instituições alegam que é necessária a contratação de um auxiliar para atender bem aos alunos especiais. Isso, hoje, é debitado da conta da família. A prática é considerada ilegal pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), pela Secretaria de Educação e por leis vigentes. Quem, então, deve arcar com os custos desse profissional?

As opiniões são diversas. A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), do MPDFT, entende que a escola deve se aparelhar para receber os estudantes com necessidades especiais e que isso deve ser declarado na planilha de gastos e dividido em todas as mensalidades. “Estamos criando uma cultura de inclusão e isso tem um custo para a sociedade, todos nós somos responsáveis por ela. A educação inclusiva é um gesto do país como um todo”, ressaltou a promotora Márcia Pereira Rocha. Para ela, a mentalidade das pessoas deve mudar. “Se quero que meu filho estude com uma pessoa especial e não quero ônus para mim, quero para quem, então?”, complementou.

sonobrrasil
Para o presidente da Aspa, Luis Claudio, as escolas devem ter isenções 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.